Não é novidade que o consumidor está muito mais exigente, não é mesmo? E isso se deve a vários motivos, principalmente à grande variedade de produtos disponíveis no mercado e ao advento da internet, com a possibilidade de realizar compras online — inclusive para as vendas de peças de veículos. 

Diante desse cenário, é preciso se reinventar a todo o momento para agregar valor ao produto. Ou seja, trazer reconhecimento ao seu negócio e aos itens e serviços comercializados.

Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e conheça algumas dicas importantes sobre o assunto!

Invista em um excelente atendimento 

O atendimento sempre foi primordial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, atualmente, ele tem sido um diferencial importante para se destacar diante da concorrência e conquistar os clientes.

Por isso, além de atender bem o consumidor — que, aliás, é uma obrigação —, é necessário ir além das suas expectativas. A boa notícia é que, ao contrário do que muitos gestores pensam, não é preciso fazer grandes investimentos ou estratégias para melhorar a experiência do cliente. 

Com pequenas atitudes, é possível conseguir excelentes resultados para agregar valor nas vendas de peças de veículos, como: 

  • fazer orçamentos, responder às dúvidas, realizar agendamentos e informar sobre o andamento de serviços via WhatsApp, e-mail ou outro meio de comunicação de preferência do cliente;

  • surpreender o consumidor, oferecendo um serviço extra e sem custo adicional, como uma calibragem nos pneus;

  • entregar os produtos encomendados antes do prazo combinado; 

  • disponibilizar uma área de espera confortável e com boas opções de distração, para o cliente aguardar a finalização de serviços rápidos. 

Capacite a sua equipe 

Para agregar valor, é preciso que os seus funcionários conheçam muito bem os produtos para repassar as informações corretas aos clientes. Contudo, vale ressaltar que apenas se informar sobre as características dos itens não é suficiente! É preciso saber, também, utilizar os seus benefícios como argumento na hora de realizar as vendas de peças. 

Portanto, invista em treinamentos e capacitações para a sua equipe, de forma que todos estejam sempre atualizados e informados. Além disso, ressalte a importância das abordagens que mostrem as vantagens dos produtos.

Por exemplo, para uma troca de pastilha, é interessante mostrar que determinado kit é mais econômico e tem um melhor desempenho, entre outros benefícios.

Conheça os seus concorrentes 

Para se destacar no mercado, é fundamental conhecer seus concorrentes, assim como os seus pontos fortes e fracos, as técnicas de vendas utilizadas, os investimentos em ações de marketing, as maiores reclamações de clientes sobre os produtos e serviços etc. 

Com essas informações em mãos, é possível comparar e avaliar o que as outras oficinas têm de positivo e que você pode agregar em seu negócio para aprimorá-lo. Da mesma forma, é importante conhecer os aspectos negativos para não cometer os mesmos erros. 

Outra dica importante é se antecipar, sempre que possível, aos concorrentes. Se você se manter informado sobre quando um produto inovador chegar ao mercado, além de não ser pego de surpresa, sua oficina conseguirá oferecê-lo antes de todos — uma excelente oportunidade para aumentar as vendas de peças. 

Cuide do pós-venda para fidelizar o cliente

Cuidar do atendimento no pré-venda, como explicamos, é primordial e obrigatório para quem quer agregar valor ao seu produto. Porém, o pós-venda — muitas vezes esquecido — é crucial para a fidelização do cliente. 

Lembre-se de que o consumidor precisará voltar de tempos em tempos em uma oficina para realizar as revisões ou outros reparos no veículo. Se o relacionamento foi alimentado corretamente, é provável que ele se lembre do seu negócio e volte sempre que precisar. 

Nesse sentido, há algumas estratégias que podem trazer bons resultados, como: 

  • utilizar as redes sociais, e-mail ou telefone para pedir feedback sobre o produto ou atendimento;

  • oferecer descontos nas peças para as próximas compras; 

  • disponibilizar prioridade nos agendamentos para clientes mais antigos.

Realize pesquisas de satisfação 

É sempre interessante deixar diversos canais de comunicação à disposição para que o consumidor possa tirar dúvidas, fazer elogios e, até mesmo, realizar reclamações. Mas, além disso, é importante realizar algumas ações para analisar de forma mais profunda o que os seus clientes sentem em relação aos seus produtos e serviços. 

Desse modo, as pesquisas de satisfação têm sido uma estratégia bastante utilizada pelas empresas, pois, além de obter informações valiosas para aprimorar o negócio de maneira geral, é uma forma de mostrar para o público a preocupação da oficina com a qualidade do que é oferecido. 

Há várias maneiras de fazer a pesquisa de satisfação, como contratando uma consultoria especializada, utilizando formulários online ou você mesmo entrando em contato com o cliente.

Utilize estratégias de marketing digital 

O marketing digital tem sido um aliado para empresas de todos os portes. Isso porque ele é eficiente e, além de tudo, barato — quando comparado a outras formas de divulgação, como rádio e televisão. 

Há diversas estratégias que podem ser implementadas para agregar valor aos seus produtos e, consequentemente, aumentar as vendas de peças. Algumas redes sociais, por exemplo, permitem que os anúncios sejam veiculados de acordo com o perfil do público que você pretende atingir, conforme sexo, idade e região, entre outras características. 

É possível, também, fazer ações direcionadas ao relacionamento com o cliente, com o envio de e-mail marketing disponibilizando cupons de desconto ou, até mesmo, newsletters com conteúdos úteis e relevantes relacionados ao universo do seu negócio. 

Como você pode ver, apesar das mudanças de comportamento do consumidor, agregar valor aos seus produtos para aumentar as vendas de peças não é uma tarefa difícil! Por isso, invista no atendimento pré e pós-venda, capacite sua equipe e estude seu público e concorrentes para avaliar o que é possível fazer para melhorar cada vez mais os seus serviços.

Outro aspecto importantíssimo — e que não foi mencionado aqui — é em relação à procedência e qualidade das peças. Nesse sentido, vale apresentar a Tonini Distribuidora, que atua há 30 anos no mercado de autopeças com produtos para motores de veículos leves e semileves. Aproveite a oportunidade e conheça a loja virtual