É muito importante estar com a manutenção do carro em dia; afinal, é a sua segurança que está em risco. Em alguns momentos é necessária a troca de peças e, em muitos casos, isso pode ser feito até mesmo em casa. Contudo, será que essa é uma boa ideia em todas as ocasiões?

Continue com a leitura deste texto e veja quando a troca de peças pode ser feita em casa sem problemas e em que momento o veículo deve ser levado a uma oficina!

Fazer a troca de peças em casa ou na oficina?

A troca de peças de automóveis, seja feita em casa ou em uma oficina especializada, tem vantagens e desvantagens. Alguns consertos são bem simples e não exigem mão de obra qualificada ou até mesmo equipamentos mais sofisticados. Nesse caso, o “faça você mesmo” pode valer a pena; afinal, você consegue economizar.

Por outro lado, em serviços mais complexos, tentar fazer o reparo pode piorar a situação e aumentar os custos. Nesses casos, por mais que você não queira pagar alguém, é necessário.

Além disso, certas partes do veículo estão diretamente relacionadas à segurança e só devem ser reparadas por profissionais. Vamos conhecer alguns exemplos? Então, continue com a gente!

Quando levar o veículo a uma oficina mecânica?

Uma regra bem simples é que, se você não tiver certeza do que está fazendo, procure ajuda de um profissional. Além disso, jamais tente resolver problemas em componentes da suspensão, freios e direção, pois, por mais simples que o reparo pareça, ele exige cuidados especiais.

Também tome muito cuidado com componentes elétricos e eletrônicos. É possível que um fio mal isolado cause choque, além de danos a vários sistemas do veículo. Um pequeno curto-circuito no módulo da injeção eletrônica, além de um incêndio, pode levar a inutilização do sistema, gerando custos bem altos.

Quais consertos podem ser feitos em casa?

Felizmente, alguns consertos mais simples podem ser feitos em casa sem nenhuma ajuda profissional. A troca do óleo do motor, filtro de óleo, luz de freio e a limpeza do ar-condicionado são alguns exemplos de reparos que você pode fazer sem maiores problemas e, ainda assim, se precisar de ajuda, tem muito material na internet ensinando.

A substituição das palhetas do para-brisa e a verificação do nível de água do radiador também podem ser feitas sem muito esforço. Aliás, quase tudo relacionado aos fluidos do veículo pode ser feito em casa, incluindo completar o óleo da transmissão e direção hidráulica. Contudo, é importante deixar claro que, se você não tiver certeza, procure ajuda.

Qual a importância de usar peças de qualidade?

Agora que você sabe o que pode e o que não pode ser feito em casa, parou para pensar em quais peças colocar em seu veículo? Independentemente de onde o serviço será feito, não utilize componentes usados ou de baixa qualidade. Procure por fabricantes que ofereçam bons produtos e que sejam reconhecidos como referências no mercado.

A troca de peças em casa é possível e, em muitos casos, pode ser feita sem problemas. Sempre faça revisões em seu carro e, independentemente de onde seja feito o reparo, não deixe a manutenção em segundo plano, pois isso representa um grande risco.

Precisa de peças de qualidade para o seu carro, mas não sabe onde encontrar ou tem alguma dúvida? Entre na loja virtual e confira o que temos para oferecer!