Aquela imagem das oficinas cheias de graxa e mal iluminadas ficou no passado. A nova realidade desse mercado é o foco na satisfação do cliente, o que passa pela criação de um serviço personalizado para agilizar as entregas e garantir excelência no reparo dos veículos.

O agendamento online é uma das praticidades que você pode oferecer aos consumidores. Quase 67% dos brasileiros têm acesso à internet pelo celular (número que aumenta constantemente) e a tendência é que as soluções remotas agilizem as suas tarefas rotineiras. Por isso, apresentamos os principais benefícios desse contato online para a sua oficina. Confira!

Conveniência para o cliente

Comumente, os clientes têm uma rotina corrida e se preocupam com a falta de tempo para fazer o reparo quando seus veículos apresentam problemas. Muitas oficinas têm dificuldades para prestar o atendimento com rapidez e, por isso, as chances dele sair satisfeito e recomendar os serviços são pequenos.

Se você oferece a opção de agendamento online, o cliente sabe a hora exata que precisa se dirigir para o local para ter o problema solucionado. Isso também dá a liberdade dele escolher a melhor hora do dia — que pode até mesmo ser na hora do almoço ou depois do expediente.

Organização das tarefas

Para a gestão da oficina, a principal vantagem do agendamento online é a organização dos serviços. É claro que você deve oferecer outros tipos de marcação para o cliente, mas quando existe um bom fluxo pela internet, o próprio sistema cadastra as informações e cria uma rotina de entregas.

Com essas informações, o dono conhece as prioridades de cada dia e quantos funcionários precisa para resolver as pendências. No futuro, esses dados servem para analisar os serviços mais procurados e aqueles que precisam ser revistos, além de indicar a quantidade ideal de pessoas na equipe para cumprir os prazos.

Experiência do usuário

A internet participa diretamente do processo de compra dos brasileiros. O Google se transformou em uma ferramenta para pesquisar os melhores preços e encontrar os serviços sem sair de casa. Dessa forma, ter presença digital é fundamental para impactar mais clientes em potencial.

Ao pesquisar “oficina mecânica” nos mecanismos de busca, o usuário pretende encontrar as opções perto de casa. Se ele entra no seu site e existe a opção de marcar o serviço remotamente, as chances dele fazer negócio são maiores. Por isso, ter uma estratégia online é uma necessidade no século XXI.

Serviço personalizado

Os atendimentos com hora marcada são vistos como exclusividade pelos clientes, já que a equipe fica disponível para ele pelo tempo combinado. Isso abre a possibilidade de oferecer serviços personalizados, que aumentam o valor agregado da sua oficina e, consequentemente, o faturamento.

Um exemplo: se o cliente procurar a sua loja para consertar um amassado na lataria, você pode oferecer um check-up no veículo ou, quem sabe, uma troca de pneus por um preço mais acessível. O objetivo é estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo para as próximas oportunidades.

A experiência do cliente é a prioridade na sua oficina e a criação de um serviço personalizado aumenta o índice de satisfação dos consumidores. No setor automotivo, essas inovações são uma tendência, mas muitos proprietários ainda não abriram os olhos para os seus benefícios. Assim, praticidades como o agendamento online garantem uma vantagem competitiva para o seu negócio.

Além de melhorar o relacionamento com o cliente, a tecnologia também ajuda na administração de um negócio. Confira as nossas dicas para escolher o software ideal para a sua oficina!