Para empreender com sucesso, é muito importante compreender alguns conceitos e a melhor forma de aplicá-los no seu negócio. Entre eles, estão dois que se relacionam com o lucro, e que, embora possam ser confundidos, têm definições muito diferentes. Será que um negócio lucrativo é, necessariamente, rentável? Qual dos dois é mais importante?

Saber a diferença entre lucratividade e rentabilidade pode ampliar muito as possibilidades na gestão financeira do seu negócio. Para ajudar você a não perder nenhuma oportunidade e tirar melhor proveito do seu dinheiro, preparamos este conteúdo. Você entenderá qual a definição de cada um dos dois e a importância de considerá-los em conjunto. Então vamos lá! 

A lucratividade

A lucratividade de um empreendimento é calculada multiplicando o lucro líquido por cem e dividindo pelo valor da receita total. Você encontrará um valor percentual. Ou seja, se sua empresa teve uma receita de 10.000 em um mês e um lucro líquido de 5.000, significa que a lucratividade dela foi de 50% nesse período. 

Não existe um valor específico que deva ser desejado. Cada empresa tem particularidades e a rentabilidade ideal deve considerar muitos fatores. Mas é importante saber qual o percentual de rentabilidade da sua empresa e considerar se o investimento, o risco envolvido e o trabalho necessário trazem o retorno esperado.

A rentabilidade

Já a rentabilidade é calculada em função do investimento. Para encontrá-la, você precisa multiplicar o lucro líquido por cem e depois dividi-lo pelo total de valores investidos. Assim, você pode compreender se o retorno que o negócio oferece é satisfatório. É preciso considerar, por exemplo, o valor total do investimento e depois compará-lo com outras formas de investir.

Uma empresa que investiu 300.000 e conseguiu um lucro líquido de 50.000 teve uma rentabilidade de cerca de 15%. Esse número serve para compreender o retorno financeiro obtido com a operação. A satisfação com o quanto o empreendimento rende é relativa e individual, mas é muito importante conhecer esse número.

A principal diferença

A diferença entre lucratividade e rentabilidade é, portanto, justamente a variável considerada na composição da equação. No caso da lucratividade, o cálculo é feito considerando a receita total; já na rentabilidade, o valor total do investimento. Mas como saber qual é o mais importante e aplicar esses conceitos ao seu negócio?

Ambos dizem respeito ao ganho de capital que é o objetivo de qualquer negócio, mas cada um considera um cenário específico. A rentabilidade está mais voltada para o retorno financeiro; já a lucratividade, com o valor excedente conseguido após o recebimento pela venda ou oferta de serviço. 

É preciso que você avalie se sua empresa está conseguindo bons números em ambos os indicadores, de acordo com as suas expectativas. Logo, conheça os números da sua empresa, isso será uma vantagem competitiva e poderá orientar a sua tomada de decisões de uma forma eficiente e produtiva, melhorando os resultados.

Existem ferramentas de gestão, como softwares de computador, que facilitam o gerenciamento e aumentam a eficiência da operação de sua empresa. Descubra qual é a mais interessante para o seu negócio neste artigo sobre como escolher um software de gestão para sua oficina.