Quem é apaixonado por carros entende como é importante conhecer cada parte e funcionalidade do veículo.

Com certeza você já ouviu falar do cabeçote do motor, mas sabe qual a sua função e o que compõe essa peça?

Acompanhe este artigo e fique por dentro do assunto!

Qual a função do cabeçote do motor?

O cabeçote é o item responsável pela condução e controle de entrada e saída de ar e combustível dos cilindros fixados no bloco. Ele recebeu esse nome por ser o responsável por direcionar as funções do motor.

Para dissipar o calor, o cabeçote geralmente é feito de alumínio e projetado para evitar qualquer tipo de explosão gerada pelo aquecimento dos motores. O item é indispensável para manter a integridade do motor mesmo após longos quilômetros de uso.

Nele ficam os dutos que direcionam a mistura ar-combustível às sedes das válvulas.

Como os cabeçotes chegaram ao nível de hoje?

Nos primeiros motores flat head (cabeça plana), o cabeçote servia apenas como uma espécie de tampa para a câmara de combustão onde apenas a vela ficava afixada. As válvulas de ignição e de escape ficavam no bloco do motor.

Nos motores em que as válvulas se encontram no cabeçote, os OHV (válvula em cima do cabeçote), que são praticamente todos os motores com o Ciclo Otto (quatro tempos), apresentaram uma evolução muito maior em relação aos flat head. Com as válvulas posicionadas sobre o cabeçote, o fluxo de admissão e de escape do motor melhoraram.

Mas não parou por aí. Após os motores OHV, surgiram os OHC ou SOHC (comando de válvulas em cima do cabeçote). A vantagem é que o acionamento das válvulas depende de menor movimentação e, com isso, não são utilizadas muitas partes móveis, permitindo que o motor atinja níveis de rotação muito mais elevados.

Depois surgiram os DOHC (duas árvores de comando de válvulas no cabeçote) e, portanto, foi possível instalar o comando de válvulas variáveis em alguns motores ― isso tendo como base motores comuns.

Quais itens compõem o bloco do cabeçote?

Em sua parte interna fica a continuidade dos dutos, ou seja, as galerias de circulação de água e do óleo. Na parte de cima ficam os mancais de apoio do comando de válvulas, responsáveis pela admissão e escape.

Encontramos também as molas de retorno de abertura, as chavetas, os balancins e os retentores.

Na parte inferior ficam a câmara de combustão e as sedes das válvulas, onde a mistura ar-combustível é comprimida. Nessa câmara fica também a vela de ignição.

Quais são os diferentes tipos de cabeçote do motor?

Os cabeçotes com fluxo cruzado são aqueles em que a admissão da mistura ar-combustível entra por um lado e sai pelo outro (exaustão do motor). Já nos de tipo unilateral, a admissão e a exaustão acontecem do mesmo lado.

O cabeçote de fluxo cruzado tende a ser melhor do que o unilateral pelo aproveitamento do espaço. Porém isso não é regra, já que em mecânica as variáveis devem ser observadas.

Como identificar problemas no cabeçote?

Uma peça tão importante para seu motor ― e, consequentemente, para seu veículo ― não deve sofrer pelo descuido. Alguns sinais podem indicar que está na hora de visitar a oficina:

  • excesso de fumaça no escapamento: fumaça visível é sinal de problemas. Repare nas cores: fumaça com cor azulada é indício de queima de óleo de motor na câmara de combustão. Já a preta indica desregulagem no carburador, que pode estar injetando uma quantidade excessiva de combustível;
  • superaquecimento do motor: qualquer problema que diminua a capacidade do motor de absorver ou dissipar calor fará com que a junta do cabeçote rache, queime ou até mesmo empene;
  • baixo nível de líquido de arrefecimento: pode superaquecer o motor, causando danos ao cabeçote.

Além de facilitar a manutenção do motor, o cabeçote é essencial para o desempenho do veículo. É ele quem determina o formato da câmara de combustão, a passagem dos gases de admissão e escape, o funcionamento das válvulas e o controle do comando.

Como você viu, o cabeçote do motor é essencial para o funcionamento de um carro. Portanto, visite nosso site agora mesmo e encontre o melhor modelo para o seu veículo!