Imagine a situação: você está atrasado para o trabalho, um passeio ou até mesmo para o casamento de um familiar ou de um amigo, mas seu carro não dá partida de jeito nenhum. Bate aquele desespero, não é?

Se você já se encontrou em uma situação parecida, sabe que não é somente frustrante, mas também perigoso. Existem vários fatores que podem causar essa falha ao ligar.

Felizmente, é possível reparar o problema na maioria dos casos onde o carro não dá partida. Quer saber mais sobre isso e conhecer os principais motivos que causam essa dor de cabeça? Acompanhe nosso texto.

 

Os principais motivos pelo qual o carro não dá partida

Se você tem certeza de que a bateria está carregada e o tanque de combustível cheio, então está ocorrendo algum problema em outra peça do carro. 

É importante saber que, para que a combustão dentro do motor do carro ocorra, são precisos três componentes básicos: combustível, ar e uma fonte de calor. 

Sem qualquer um desses, o carro realmente não vai ligar. 

Nessa situação, os outros principais motivos que podem causar a falha do carro são:

  • falta de combustível;
  • Problemas no sistema elétrico;
  • falta de ar por obstrução de filtros ou ajuste incorreto;
  • alarmes defeituosos;
  • falhas na ignição;
  • defeito na injeção eletrônica ou nos sensores;
  • pouco aquecimento ou superaquecimento.

Alguns desses são resolvidos apenas por um profissional ou serviço qualificado. Contudo, outras inadequações podem ser identificadas e solucionadas por você. 

Mesmo assim, é muito importante que você não tente mexer no carro sem ter absoluta certeza do que está fazendo. Tanto o automóvel quanto a sua segurança dependem disso.

 

Possíveis soluções que ajudam nessa situação

Se você se encontra numa situação onde o carro não dá partida, é fácil se desesperar. Mas não se preocupe! Analise a situação e conheça abaixo alguns possíveis rumos a tomar quando isso acontece.

 

1. Bomba danificada

É possível que seu carro esteja recebendo combustível, mas que pouco ou nenhum volume esteja chegando ao motor. Isso pode impedir que o carro dê partida. 

Nesse caso, o problema pode ser uma falha na bomba de combustível ou até mesmo um filtro ou tubulação obstruída. É importante que você observe se o carro faz algum barulho quando liga. Se nada estiver fora do comum, será necessário o serviço profissional de uma oficina mecânica.

 

2. Falha nos alarmes ou travas

Outras peças que costumam dar problemas na hora de ligar o carro são os bloqueadores de ignição, alarmes e travas. Esses são dispositivos que ajudam na prevenção da faísca elétrica responsável por inflamar a mistura de ar e combustível. 

Se acontecer alguma falha na performance deles, a faísca de ignição não ocorrerá e isso impedirá que o motor dê a partida. Nesses casos, é importantíssimo que não se mexa na parte elétrica, pois existe sério risco de danos e curto-circuito.

Procure uma oficina ou profissional especializado.

 

3. Carro flex não reconhece combustível

É possível que, caso seu carro seja flex, um novo combustível não seja reconhecido. Essa situação acontece quando você utiliza um dos combustíveis (gasolina ou etanol) por mais tempo.

Esse problema pode ser evitado andando por pelo menos 10 minutos após trocar o combustível. O calor e o tempo ajudam o sistema de injeção eletrônica a reconhecer o novo líquido, já que os combustíveis agem de modo diferente no motor.

Outra opção é apostar em um mecânico que possua um aparelho scanner especializado, para que esse dê um reset no chip que identifica qual tipo combustível está no tanque. Esse processo é muito vantajoso, pois também verifica se existem defeitos em outras peças do veículo, como sensores e bicos injetores.

Depois de resolvido, é só girar a chave a sair andando.

 

4. Pouco ar na mistura do combustível

Outro motivo pelo qual seu carro não liga pode ser o bloqueio de ar na mistura do combustível. É necessário verificar o filtro de ar para ver se não está muito sujo ou danificado. Nesses casos, é preciso trocar a peça. 

Outro ponto importante é verificar se o escapamento está liberando os gases da combustão. Se o cano estiver entupido, o carro não vai dar partida.

Esses problemas costumam dar sinais que estão acontecendo, como motor mais lento e outras pequenas falhas durante o uso do carro.

 

5. Problema com a chave de ignição

Já imaginou que a chave de ignição possa ser o problema de seu carro não ligar? Isso é muito comum. Felizmente, é um problema muito mais fácil de resolver.

É possível que exista algum problema de leitura quando você vira a chave e nada acontece. Nesse caso, vá direto para a chave reserva, pois a original pode estar com algum dano físico.

Se a sua chave for original, outra possível solução pode ser apenas reprogramar a chave a partir do manual do veículo ou na internet. 

Se as luzes do painel se acendem corretamente, mas o carro não dá partida do motor, pode ser que o problema seja outro.

 

6. Superaquecimento

Uma das situações mais agravantes é o de superaquecimento por falta de fluidos ou lubrificantes como o óleo. É necessário verificar as luzes do painel, que indicam se houve ou não um superaquecimento.

Nesse caso, não fique insistindo em dar partida, pois isso danifica muito o motor. Será necessário chamar ajuda especializada imediatamente, pois as causas para esse superaquecimento podem ser várias – e graves.

 

Em conclusão

É importante conhecer o básico das partes do seu carro para não passar por nenhum aperto. Outro ponto fundamental é sempre levar o veículo em revisões, pois nem sempre a falha dá sinal de que existe. 

Por isso, cuide bem do seu carro e invista na manutenção, pois é isso que garantirá a longevidade e segurança do veículo.