Hoje em dia, quem possui um negócio não pode ficar fora da internet. O motivo? A maioria dos consumidores pesquisam serviços e estabelecimentos online. 

Por isso, se você possui uma oficina, é importantíssimo que você se cadastre no Google e seja encontrado nas buscas digitais.

Ao se cadastrar no Google Meu Negócio sua empresa aparece no Google Maps, o serviço de localização geográfica do Google. Com isso, as pessoas que pesquisarem o serviço oferecido pelo seu negócio, o encontrarão de uma forma rápida e com as informações necessárias.

Ou seja: atrairá mais clientes.

Aparecer no mapa é saber aproveitar a tecnologia disponível e aumentar sua exposição na rede. O melhor de tudo é que o processo é rápido, fácil e gratuito.

Quer saber tudo sobre o Google Meu Negócio? Leia nosso post sobre isso!

 

Qual a importância de usar essa plataforma?

Cadastrar a sua empresa no Google é fornecer as informações da sua oficina para quem procura um serviço online. 

Ou seja, quando pesquisamos o tipo de serviço e o local (por exemplo, “oficina mecânica no centro de São Paulo”), serão mostradas as opções de estabelecimento relacionados ali na área onde você procurou. 

Quando se busca no Google somente pelo nome da empresa, também se tem acesso a informações detalhadas cadastradas no Google Meu Negócio, como endereço e horários. Por isso é tão importante estar cadastrado lá. 

Ter uma forte presença online também dá mais credibilidade ao seu negócio, já que vai poder ler e deixar registrado feedbacks dos clientes, atualizações de horários de atendimento e telefone.

Confira como aparecer no Google com todas essas informações importantes.

 

Como cadastrar sua oficina no Google Meu Negócio

1. Acesse a página do Google Meu Negócio

Você deve acessar a página inicial do Google Meu Negócio e clicar em “comece agora”. Aí, é preciso fazer login com uma conta Google (com o seu Gmail). Essa conta também pode ser criada na hora.

2. Preencha o formulário

Agora, você deve preencher o formulário identificando o tipo do estabelecimento, nome da empresa, país, endereço, código postal e se o seu negócio atende somente no endereço fixo ou se também é a domicílio.

Marque a caixa que autoriza o Google gerenciar a página da empresa e também a de “aceito” no local de termos de serviço.

3. Verifique por código

Insira um número de telefone celular para que o Google envie um código por SMS. Assim que finalizar a análise, sua oficina já estará cadastrada no Google Meu Negócio. 

Agora, você precisa solicitar que o Google confirme seu endereço. Ele fará isso enviando uma carta com link e código, que demora de 7 a 15 dias úteis para chegar.

4. Se precisar, edite seus dados

Após esses passos, você já pode editar os dados da sua empresa, modificando e gerenciando seu cadastro.

Uma facilidade interessante é que você pode fazer tudo isso pelo aplicativo do Google My Business para Android ou iOS.

Você também poderá adicionar fotos, telefones de contato, website, horários de funcionamento e outros detalhes fundamentais. Isso é ótimo para mostrar seus trabalhos finalizados ou catálogo de novidades, por exemplo.

É necessário manter todos os dados atualizados, tanto da empresa quanto da conta Google. Isso mostra que a empresa se importa com sua qualidade, informações e com seus clientes, além de prevenir qualquer problema de contato com o Google.

Aos poucos, conforme o acesso à sua página no Maps, a interação dos clientes vai aumentando e sua oficina vai ganhando muito mais visibilidade digital!

 

Outras características importantes do Google Meu Negócio

Além de aparecer nas pesquisas, você pode ir além com o serviço do Google Meu Negócio. 

Na página da sua empresa, por exemplo, você pode cadastrar vários serviços diferentes, promoções e horários específicos, como feriados. Assim, deixa quem estiver pelo Google avisado de tudo.

A interação com os clientes também faz parte: é possível ler a opinião de quem frequentou sua oficina, bem como as avaliações e o número de resultados de pesquisa sobre sua empresa. Isso tudo também pode ser recebido por e-mail. Viu como é fácil?

Além disso, você ainda tem a chance de incluir um tour virtual pela oficina através de imagens. 

Como o local está cadastrado no mapa do Google, você pode também traçar rotas para seu estabelecimento, facilitando a vida de quem precisa se deslocar.

Tudo isso faz do Google Meu Negócio uma ferramenta indispensável para o sucesso digital de qualquer empresa!