O mercado automotivo está em constante expansão e garante muitas oportunidades para quem deseja empreender. Uma das possibilidades que não é muito discutida, mas que traz diversos benefícios, é a franquia de oficina mecânica, em que o empresário abre uma unidade de uma marca consolidada no mercado.

Nesse modelo, o empreendedor não precisa pensar em toda a concepção do negócio. A grande diferença é que ele aproveita todo o conhecimento e a estrutura de companhias que já estão em funcionamento para adaptar à sua realidade e diminuir as dificuldades iniciais de começar uma empresa.

Separamos algumas informações sobre o mercado de franquias e como abrir uma unidade no segmento de oficinas mecânicas. Continue a leitura!

O que é uma franquia?

A franquia é um modelo de negócios em que uma estrutura é replicada em outras unidades, ou seja, o franqueador permite a utilização da marca, da tecnologia e dos produtos e serviços da sua companhia por outros empreendedores. Pela autorização, o dono recebe um valor, conhecido como royalties.

Dessa forma, a pessoa que abre uma franquia deseja aproveitar a experiência que a empresa tem consolidada, o que inclui uma marca reconhecida, infraestrutura e os conhecimentos de gestão. Em geral, as unidades são idênticas, mas têm particularidades locais. Grandes organizações funcionam nesse modelo, como McDonald’s, Cacau Show e O Boticário.

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

O modelo de franquia oferece diversas facilidades para quem deseja ter um negócio próprio, principalmente nos primeiros passos e na construção da empresa. Conheça algumas delas!

Consolidação da marca

Começar um negócio do zero traz diversas dificuldades para o empreendedor. A principal é tornar a sua marca conhecida pelo público, o que demanda um grande investimento em marketing — algo que nem todos conseguem fazer. Essa é uma diferença para a franquia, que tem nome conhecido e filiais espalhadas pelo país.

Além do reconhecimento da marca, a franquia também absorve a satisfação dos clientes com os produtos e serviços. Isso é fundamental para gerar oportunidades de negócios desde os primeiros dias de trabalho e contribuir para os resultados financeiros positivos.

Padronização

Quais produtos oferecer? Como precificar os meus serviços? Essas são dúvidas comuns para os empreendedores iniciantes e que podem ser solucionadas com a abertura de uma franquia. Nessa modalidade, é possível visitar outras unidades em operação e aproveitar todos os pontos positivos no seu negócio, o que aumenta as chances de sucesso.

Suporte

O empreendedor que opta por abrir uma franquia recebe uma consultoria do franqueador em áreas fundamentais da empresa, como a contábil e a jurídica. O seu objetivo é evitar que o negócio sofra com problemas burocráticos que prejudiquem o crescimento de cada unidade, o que é ruim para os dois lados.

Possibilidade de expansão

A sua unidade está com ótimos resultados e você quer expandir as operações? Com as franquias, esse processo é mais fácil, já que a franqueadora tem modelos consolidados de crescimento e sempre procura formas de aumentar o seu faturamento. Há a opção de comprar outras unidades ou melhorar a atual.

O que é preciso saber sobre uma franquia de oficina mecânica?

O segmento de serviços automotivos está entre os maiores do Brasil. Entre as 50 maiores franquias, cinco delas são desse setor. Para você entender como abrir uma unidade de oficina mecânica, destacamos alguns tópicos essenciais. Confira!

Funcionamento de uma franquia automotiva

As franquias de serviços automotivos têm um funcionamento parecido com as dos outros segmentos. Em geral, você recebe uma autorização para utilizar a marca, além do suporte da matriz. Isso inclui todo o cardápio de produtos e serviços, a estrutura operacional e um treinamento para atuar da mesma forma.

O franqueador recebe os royalties (percentual do faturamento mensal) pelo licenciamento e realiza vistorias periódicas para constatar o funcionamento correto das atividades. Algumas empresas não cobram esse percentual, mas uma taxa no momento da contratação — porém, em geral, não há essa consultoria posterior.

Vantagens

Como lida diretamente com o público, uma oficina mecânica precisa da confiança dos seus clientes para ser reconhecida e crescer. Ao abrir uma franquia com nome bem visto no mercado, o empreendedor pula uma das etapas mais difíceis, que é a criação de identidade e a busca por consumidores.

Outro ponto interessante é que os custos com marketing são divididos entre todas as franquias. Como esse grupo tem um interesse comum de projetar a sua marca, os franqueadores recolhem uma taxa mensal de publicidade para anunciar nos meios de comunicação. Esse valor é menor do que realizar um investimento próprio no seu negócio.

Escolha da franquia ideal

Depois de tomar a decisão de abrir uma franquia, o próximo passo é escolher a empresa correta para montar uma unidade. Uma das principais questões é financeira: quanto você tem para começar? Cada opção tem investimentos iniciais diferentes, que podem ser de R$ 2 mil ou até de R$ 400 mil.

Outro quesito é procurar uma marca com a qual tenha identificação, já que você será um representante e terá que defendê-la. Também é importante analisar quanto tempo disponível terá para gerenciar a empresa e se o faturamento mensal é suficiente para o seu estilo de vida.

Sistema e suporte

A consultoria da matriz tem um grande valor para a gestão da oficina. A experiência do franqueador permite que ele solucione problemas de forma mais rápida, já que ele pode ter passado por situações parecidas anteriormente. Esse suporte é um diferencial para enfrentar as crises e buscar dicas valiosas para melhorar os resultados.

Além disso, é importante que a empresa tenha um sistema bem montado de funcionamento, o que facilita na implementação da franquia. Ainda que seja importante ter um mínimo de autonomia para se adequar à realidade do local, ter acesso a uma estrutura pronta e consolidada aumenta as chances de sucesso.

Franquias disponíveis no mercado

São várias áreas para atuar no mercado de serviços automotivos, o que não é diferente entre as franquias. Conheça algumas empresas que permitem o licenciamento dos seus serviços e produtos!

  • Dekra: empresa que opera no setor de vistorias e inspeções, com o objetivo de evitar problemas com os carros e prevenir acidentes. Está presente em todos os estados brasileiros e tem a opção de atuar no varejo ou no atacado.

  • Doutor Bateria: empresa criada em 2016 e que trabalha com as melhores marcas de bateria do mercado, com atuação em vários segmentos de veículos (carros, motos, caminhões e náuticos, entre outros).

  • Disk Reparo: empresa consolidada no mercado de pequenos reparos automotivos, com viaturas móveis patenteadas que atendem aos clientes. Oferece suporte, treinamento e infraestrutura aos franqueados.

Abrir uma franquia de oficina mecânica é um negócio promissor e que pode ser muito lucrativo. Apenas no primeiro trimestre de 2018, o segmento de serviços automotivos movimentou R$1,3 bilhão (alta de 3,8%). Com uma boa gestão e um bom planejamento financeiro, é possível ter ótimos resultados e crescer no mercado de franchising.

Para você se aprofundar nesse tema, separamos cinco dicas para quem deseja abrir uma franquia no mercado automotivo. Não deixe de ler e ampliar os seus conhecimentos!