Diversas normas e especificações são conhecidas por estarem muito visíveis nas nossas atividades diárias. Porém, há outras igualmente importantes que simplesmente desconhecemos ou conhecemos muito pouco sobre elas.

É o caso da ISO/TS 16949. E quer entender por que essa normatização é tão importante? Então, é só acompanhar este post que preparamos!

O que é e como surgiu a ISO/TS 16949?

É uma especificação técnica da ISO (sigla em inglês da Organização Internacional para Padronização), que define as normas dos modelos de qualidade da indústria automotiva de vários países.

Com o objetivo de fomentar o aprimoramento da rede de fornecedores e das certificações no setor, essa ISO norma foi desenvolvida pela International Automotive Task Force – IATF (Força Tarefa Automotiva), que é formada por nove OEMs (sigla em inglês para fabricantes de equipamentos originais) e por cinco associações nacionais.

Publicada pela primeira vez em 1999, a TS 16949 substituiu os sistemas de qualidade que eram aplicados em diferentes países, como a QS-9000, VDA6.1, EAQF e ASQ. Em 2002 e 2009, aliás, a ISO/TS 16949 foi revisada, sempre com a finalidade de definir o conjunto de qualidades para a criação, geração, instalação, manufaturação e manutenção de produtos automotivos.

Qual a importância da ISO/TS 16949 para o setor automotivo?

Pelas regras do livre mercado, cada fabricante automotivo possui os seus próprios requisitos, o que dificulta o estabelecimento de critérios de qualidade para o segmento. Porém, com a ISO/TS 16949, as empresas têm as especificações de qualidade necessárias para que o fornecimento de produtos automotivos sejam padronizados.

Essas especificações são direcionadas a todos os fabricantes, desde pequenas indústrias até multinacionais. Mas a sua aplicação é exclusiva para a produção ou serviços de peças automotivas originais. Isso porque a ISO/TS 16949 tem por base a ISO 9001 revisada que objetiva definir as condições de qualidade para todas as fases do processo.

Com a obtenção do certificado, as empresas se tornam mais competitivas, pois inspiram maior confiabilidade, sendo possível alcançar o mercado mundial, uma vez que estarão registradas em uma comunidade internacional de empresas certificadas.

O que fazer para conquistar esta certificação?

O primeiro passo é implantar um sistema de qualidade interna após realizar ao menos um ciclo de auditorias. O segundo passo deve ter por objetivo a realização de uma checagem dos requisitos determinados para a obtenção do certificado. Recomenda-se que uma empresa certificada realize a pré-auditoria.

Esse procedimento deve ser feito através da análise dos mesmos itens de uma auditoria oficial, com os mesmos critérios e rigor. Antigamente esse processo não era realizado e algumas empresas eram dadas como inabilitadas por erros banais que hoje podem ser checados durante a pré-auditoria.

Se não forem encontradas falhas graves e o sistema de implantação estiver avançando corretamente, a documentação poderá ser enviada para o agendamento da auditoria oficial em até 90 dias. A pré-auditoria não é uma regra, mas pode ser o diferencial para obter a certificação.

Porque as organizações devem implantar ISO/TS 16949?

A obtenção dessa certificação traz a possibilidade de crescimento e reconhecimento das empresas, tendo em vista que os grandes fabricantes mantêm negócios apenas com os fornecedores certificados.

A satisfação dos clientes é outro ponto importante, pois eles terão certeza de estarem adquirindo produtos e serviços de qualidade. Evitar desperdícios durante o processo e defeitos é outro ponto, além de que não será necessário a obtenção de diversos certificados, pois a ISO/TS 16949 é integrada com outros sistemas de gestão.

A ISO/TS 16949 continua mudando para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços no setor automotivo. Saiba dessas e outras novidades do mundo automobilístico assinando a nossa newsletter!