Viajar com crianças e cachorros no carro depende de uma série de cuidados a serem seguidos à risca. Do contrário, podem acontecer algumas situações, que podem trazer riscos para os passageiros que estão no interior do veículo. Por isso, algumas regras devem ser levadas em consideração para que a viagem transcorra na mais perfeita tranquilidade e, principalmente, em total segurança.

Levando em consideração que nem cachorros e muito menos crianças seguem viagem quietinhos, algumas medidas eficazes devem ser tomadas — principalmente, se a viagem for de longa duração. Confira alguns cuidados que você deve tomar para que as viagens com crianças e animais sejam mais tranquilas!

1. Lembre-se da segurança das crianças

Crianças em viagens, por mais curtas que sejam, devem viajar na cadeirinha de segurança e, nos casos das maiores, presas aos cintos de segurança. Esse cuidado é fundamental para garantir a integridade física dos pequenos e para que você não precise se preocupar com a movimentação deles durante o trajeto.

2. Não se esqueça da identificação

Uma das primeiras coisas que deve ser feita ao viajar com seu cão é providenciar uma placa de identificação na coleira — com nome, endereço e telefone. Isso vai ajudar a resgatá-lo caso ele fuja em alguma parada. Essa identificação se torna uma maneira de garantir a segurança de seu animal.

3. Evite expor o cão ao estresse

O importante para levar seu cão em suas viagens é garantir uma experiência tranquila para ambas as partes. Para isso, algumas adaptações devem ser feitas, em relação à viagem, para que tudo transcorra na mais perfeita paz.

Por exemplo, pesquisar locais em que animais são bem-vindos, para que ele não fique do lado de fora e, dessa forma, participe com os seus donos das atividades.

4. Prefira trajetos curtos

Um ponto muito importante e que deve ser evitado é manter o cão por muito tempo dentro do veículo na caixa de transporte. Isso, certamente, causa um estresse muito grande ao animal.

Por isso, de vez em quando, dê uma parada para tranquilizá-lo um pouco. Brinque com ele, faça-o correr e passeie com ele para fazer suas necessidades. Lembre-se que viajar com animais requer muita paciência!

5. Conheça as regras quanto ao transporte de animais em veículos particulares

Não existem leis para isso, no entanto, a recomendação é que o bichinhos sejam carregados em uma caixa de transporte apropriada para animais. Os únicos artigos do Código Brasileiro de Trânsito que fazem referência ao transporte de animais proíbem apenas que eles sejam transportados na parte externa do veículo — como em caçambas, por exemplo. E vale lembrar que os infratores são multados.

Viajar com crianças e cachorros no carro pode dar um trabalhinho a mais, mas nada que você não dê conta. Basta garantir a segurança de todos os passageiros para que o trajeto seja o mais tranquilo possível.

E você, tem o hábito de viajar com cachorro no carro? Então, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outros conteúdos relevantes como esse?