A revolução digital tem transformado a maneira como as pessoas se relacionam e os modelos de negócios nas empresas. Podemos ver claramente essa evolução na fabricação dos novos modelos de veículos. O uso da tecnologia na oficina mecânica pode funcionar como um grande diferencial para o seu negócio, entregando uma série de benefícios.

No post de hoje, nós vamos mostrar quais as vantagens de se adotar ferramentas tecnológicas e enumerar 5 delas para o uso na sua oficina mecânica.

Benefícios da tecnologia

Ao adotar soluções digitais em sua oficina mecânica, você pode se destacar de seus concorrentes de várias maneiras diferentes, aumentando a sua competitividade e atraindo mais pessoas. Algumas das vantagens são:

  • padronização de atividades: com uso de softwares para automatizar partes do atendimento, os funcionários terão de seguir um padrão;
  • organização de estoque: um sistema de estoque vai melhorar o seu gerenciamento, e não haverá mais peças perdidas ou em falta;
  • atendimento ao cliente: com uma ferramenta de gestão, seu cliente será melhor atendido e os prazos serão respeitados;
  • controlar gastos: a tecnologia pode ajudar a controlar toda a sua rotina financeira, otimizando o gerenciamento dos custos.

Ferramentas de tecnologia

Vamos listar brevemente 5 soluções para uso na oficina mecânica que podem auxiliar o seu trabalho e garantir as vantagens descritas acima.

Software de gestão

O principal item a ser adquirido em uma oficina a fim de iniciar a transformação digital é um sistema de gerenciamento. Com ele, será possível padronizar todas as atividades da empresa e verificar a real situação da oficina.

Poderão ser visualizadas informações, via relatório, com os dados coletados pelo uso do software, auxiliando na gestão da mecânica.

Scanner digital

Os veículos têm cada vez mais partes eletrônicas, e uma forma muito mais simples e rápida de realizar um orçamento, encontrando o problema, é por meio de um scanner digital.

Essa máquina realiza uma busca pelos itens eletrônicos do automóvel e descobre, com alguns cliques, o que há de errado e precisa ser corrigido, auxiliando as manutenções e os concertos.

Ferramenta de gestão de estoque

Um grande problema nas oficinas é controlar com eficiência quais as peças estão no estoque no momento, planejar as compras de materiais a serem realizadas e manter sua lista de peças atualizadas.

Uma ferramenta especializada na gestão de estoque é a solução para esses problemas e para a organização de sua oficina.

Site

A presença digital é muito importante para todos os negócios, e uma oficina mecânica também pode tirar proveito da rede mundial de computadores.

Ter um site significa existir no mundo virtual e, como cada vez mais pessoas buscam por serviços na Internet, é um grande diferencial para a sua oficina.

CRM

Uma solução de CRM é responsável por fazer a gestão de relacionamento de sua oficina com o cliente. Por meio dele, é possível fazer uma gestão de todas as informações acerca do seu consumidor, como todos os dados básicos, qual o veículo que ele possui, atendimentos anteriores e outras informações que ajudarão a realizar um atendimento personalizado.

A tecnologia na oficina mecânica é uma grande aliada para desenvolver ainda mais os seus negócios e pode ser a responsável por atrair mais clientes, por meio de seu diferencial. Deixe-nos um comentário, caso você queira saber mais ou tenha alguma dúvida sobre a aplicação da tecnologia em sua oficina!