O óleo do motor é responsável por uma série de funções importantes que garantem o bom funcionamento de um veículo. Lubrificar determinadas peças, diminuindo o atrito entre elas e manter a temperatura do motor, além de deixá-lo limpo, são alguns exemplos.

Dessa forma, a troca deve fazer parte da rotina de manutenção, para evitar problemas maiores, como a fundição do motor, que gera um grande prejuízo ao proprietário.

Para assegurar que você faça todo o processo corretamente, a seguir vamos abordar algumas informações importantes sobre como trocar o óleo do seu carro. Continue a leitura e saiba mais!

Quando devo trocar o óleo?

período correto para a troca de óleo varia muito de fabricante para fabricante, mas, no geral, o prazo é a cada 5.000 km ou 10.000 km rodados ou após 6 meses de uso. 

É importante ressaltar que essa indicação vale para carros que circulam em condições normais. Aqueles que constantemente ficam parados no trânsito, pegam muita estrada ou rodam muito em uma região com ruas irregulares podem ter esse tempo diminuído pela metade.  

Como trocar o óleo? 

O ideal é que as trocas sejam sempre realizadas por um profissional, mas como é algo relativamente simples, pode valer a pena você mesmo fazer a substituição. Veja o passo a passo do processo: 

1º passo: separe as ferramentas 

Organize todas as ferramentas que serão utilizadas: funil, chave de caixa, folhas de plástico ou jornais (para cobrir o chão e evitar manchas), luvas, panos para limpeza e, claro, o filtro e o óleo

2º passo: eleve o veículo 

Estacione o carro em cima dos jornais e use suportes para elevar o veículo, e não apenas um macaco. Lembre-se de verificar se o carro está bem posicionado, para garantir a sua segurança. 

3º passo: remova o óleo 

Abra o capô e procure o plugue na bandeja de óleo. Nesse momento, é necessário colocar uma bandeja de captura por baixo e remover a substância. Depois, higienize o bujão de drenagem com um pano limpo.

Tenha bastante cuidado nessa etapa, pois o óleo pode estar com a temperatura alta. 

4º passo: substitua o filtro de óleo 

filtro de óleo também precisa ser trocado. Para isso, basta retirar a panela de retenção de óleo do filtro, afrouxá-lo (utilizando a chave de filtro), e deixar o óleo escorrer. 

Feito isso, retire o filtro, passe um pouco de óleo novo na junta do novo filtro e, por fim, feche-o. 

5º passo: coloque o óleo novo 

Finalmente é a hora de colocar o óleo novo. Retire a tampa de preenchimento do óleo e, com o funil, coloque a quantidade de produto especificada pelo fabricante. Lembre-se de trocar a tampa de preenchimento e a vareta. 

6º Passo: cheque o trabalho 

Depois de realizar o processo, é essencial verificar todo o trabalho feito. Com o carro ainda elevado, ligue o motor por, pelo menos, 30 segundos e observe se há vazamentos em torno do filtro. Caso haja, é necessário fazer toda a inspeção novamente.

Pronto! Agora você já sabe como trocar o óleo do seu carro corretamente e com segurança. Não se esqueça de manter um histórico das trocas para acompanhar a saúde do motor do veículo, certo? 

Quer receber mais dicas para o bom funcionamento do seu carro? Então não perca tempo! Assine a nossa newsletter e confira as novidades do blog em primeira mão!