A dúvida é grande na hora de escolher e comprar peças de automóveis para o seu carro ou para fazer o estoque da sua oficina mecânica? Tudo bem, não é fácil mesmo, já que existem muitas marcas e revendedoras no mercado.

Pensando nisso, elaboramos este post, com as melhores opções e algumas considerações, para ajudar nesse árduo processo de seleção. Confira!

Qual é a importância de escolher autopeças de qualidade para evitar problemas futuros?

Um automóvel nada mais é do que um conjunto de peças que, quando se encaixam perfeitamente, permite a experiência de uma boa e segura direção. Por outro lado, caso alguma delas esteja com defeito ou não tenha sido bem escolhida na hora de uma reposição, o veículo pode se tornar perigoso para os seus ocupantes e outras pessoas que estejam ao redor.

Às vezes, uma peça pode parecer simples, mas, ao trocá-la por outra de baixa qualidade ou sem o devido cuidado, partes do veículo são prejudicadas e o funcionamento inteiro será colocado em risco. Além disso, ainda que o componente realmente não seja essencial para a condução e não gere impacto, se a troca for por um inferior, grandes são as chances de uma nova substituição em pouco tempo.

Sendo assim, fica fácil concluir que investir em peças de qualidade proporciona, não só mais segurança para os ocupantes do automóvel e das pessoas ao redor dele, mas, também, economia para o comprador, que em um primeiro momento pensa estar fazendo um bom negócio ao comprar peças mais baratas, mas, no médio e longo prazo, acabará tendo que ir à oficina com uma reclamação sobre o funcionamento daquele componente.

Como identificar a qualidade das peças?

A qualidade das autopeças, assim como acontece com muitos outros produtos, pode ser facilmente identificada pela marca responsável pela produção. A maioria delas possui padrões a serem seguidos, além de um histórico que permite a verificação e a procedência das certificações dos itens.

Para facilitar o seu trabalho em identificar a qualidade das peças de automóveis, fizemos um levantamento das principais marcas do mercado e listaremos aqui, para que, no momento em que for realizar a compra das peças, você possa conferir e escolher a marca que melhor atende às suas necessidades:

  • APEX — uma marca que está no mercado brasileiro desde 2005, comercializa variadas peças de reposição para motores de veículos nacionais e importados e utiliza tecnologia avançada para fornecer produtos da mais alta qualidade, com desempenho, durabilidade e, ao mesmo tempo, por preços competitivos. Ainda, atende às mais rigorosas especificações de qualidade do setor automobilístico;

  • AJUSA — essa experiente marca possui um extenso catálogo de juntas de motores e de tubos de lubrificação de turbinas, kits de juntas da turbina, parafusos de cabeçote e peças à disposição para o segmento de automóveis;

  • DAYCO — é líder global em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de produtos essenciais para sistemas de transmissão, motores e demais serviços para automóveis;

  • MAHLE — o Grupo Mahle consiste em quatro unidades de liderança no mercado, especializadas em Sistemas, Componentes e Motores, Filtragem e Periféricos de Motores, Gerenciamento Térmico e Pós Venda;

  • SCHADEK — é líder em bombas de óleo no mercado nacional, com volume de produção de 250 mil peças por mês;

  • SPAAL — esta marca é responsável por produzir juntas e peças para a vedação de automóveis, incluindo todas as linhas de motores automotivos;

  • SULOY — empresa brasileira certificada pelo Inmetro, especialista em fabricação de componentes automotivos;

  • TARANTO — a empresa conta com 10 plantas produtivas, possui uma linha variada de produtos disponíveis e é um nome de liderança reconhecida mundialmente.

Todas essas marcas possuem experiência e são amplamente conhecidas por profissionais que atuam neste mercado, sendo assim, comprar qualquer peça de reposição automotiva fabricada por elas é ter a garantia de qualidade e certificação quanto à procedência.

Outra dica para evitar a compra de uma peça falsificada ou de baixa qualidade, além de optar por uma das marcas acima, é sempre desconfiar de valores muito baixos, pois componentes certificados obedecem a uma tabela de preços fornecida pelos fabricantes. Portanto, peça a certificação do produto, confira se a embalagem não está violada, solicite a nota fiscal no momento da compra e procure pelo número de série do item.

Qual é a melhor forma de realizar a compra das peças de automóveis?

Agora que você entendeu a importância de prezar pela qualidade no momento de adquirir peças automotivas e conheceu os principais nomes no mercado de produção desses produtos, é importante determinar a melhor forma de realizar a compra dos componentes que deseja adquirir.

Assim como verificar a qualidade da peça que você adquirirá e da marca responsável pela produção, você deve tomar cuidado para não acabar comprando uma mercadoria falsificada, analisando, também, a procedência da loja responsável pela comercialização.

Ainda há um receio em relação às compras online, algumas pessoas preferem se dirigir a uma loja física para analisar pessoalmente a peça que pretendem comprar. Ocorre que, muitas vezes, a compra por lojas virtuais é até mais segura, pois tudo fica registrado nos sistemas utilizados para realizar a transação, além de ser mais fácil e rápida do que a aquisição tradicional.

No caso da compra online, confirme se o produto está descrito detalhadamente, inclusive com foto e especificações, veja se as condições de pagamento estão claras e, sempre que possível, analise opiniões de outros compradores ou clientes sobre aquela peça ou sobre o site. Observe, também, como funciona a política de devolução da mercadoria e fique atento ao valor do frete que, em alguns casos, pode ultrapassar o preço da própria peça.

Esses e outros cuidados, certamente, ajudarão na hora de escolher o melhor site para comprar as peças que deseja e garantir a sua satisfação, evitando assim, imprevistos ou dores de cabeça.

Para evitar qualquer problema na hora de comprar peças de automóveis e contar, inclusive, com melhores condições, é recomendável que você tenha um verdadeiro parceiro, seja em uma loja física ou virtual.

A Distribuidora Tonini comercializa peças das melhores marcas e é uma excelente opção para uma parceria, tendo a opção de compra diretamente pelo site, por telefone ou, ainda, em uma loja física.