O bico injetor é o nome popular atribuído à válvula injetora de um veículo. Sua função é enviar a quantidade necessária de combustível para o motor. A peça é fundamental para o pleno funcionamento de um veículo, mas a importância da limpeza não é de conhecimento dos motoristas em geral.

No entanto, não são apenas os motoristas que não sabem ao certo sobre o assunto, isso porque ocorrem diversas divergências de opiniões quando se fala sobre a peça. Em teoria, um bico injetor tem capacidade para efetuar sua autolimpeza com a ajuda do combustível, mas algumas vezes ocorre de um veículo ter sido submetido ao abastecimento de má qualidade ou adulterado. Isso pode afetar a capacidade de a peça manter a sua limpeza.

Para que você entenda sobre a manutenção do bico injetor ou a necessidade de troca, nós elaboramos este artigo. Continue conosco e entenda.

Como limpar o bico injetor?

O acúmulo de sujeira ocasionado pelo abastecimento com combustível ruim torna a limpeza do bico injetor necessária. Isso porque sua propriedade autolimpante não dá mais conta do recado e é nessa hora que o trabalho de um mecânico se faz necessário para a realização da tarefa.

Antes de iniciar o procedimento, é necessário remover o filtro da área da flauta e, então, levar a uma máquina, onde será executado o procedimento por meio do método de ultrassom. Essa técnica faz com que a sujeira seja removida da peça por conta da alta frequência de vibração. Ao concluir esse procedimento, o filtro é encaixado novamente na flauta.

Outra possível forma de efetuar a limpeza do bico injetor é adicionando um produto direto na flauta para depois ligar o motor. Nesse segundo procedimento, não é necessário remover qualquer peça. Durante o processo, o produto ajuda a soltar toda a sujeira que envolve o bico injetor.

Existem no mercado diferentes opções de produtos que ajudam no procedimento, no entanto é recomendável que fique atento à qualidade. Não opte por qualquer marca, mas busque entender sobre a eficácia daquele item e se ele não causa problemas ao sistema de alimentação do motor.

Quando efetuar a troca do bico injetor?

Em algumas situações, a limpeza da peça não será suficiente para proporcionar um bom funcionamento para o veículo. Isso ocorre por conta de uma concentração muito densa de sujeira. Em situações como essa, é importante que o problema seja reportado ao proprietário do veículo e informe que a substituição será necessária.

Tendo em mente que a má condição do bico injetor pode impactar negativamente o desempenho do veículo e, até mesmo, causar problemas ainda mais sérios, com prejuízos maiores, é bom efetuar a troca.

A Distribuidora Tonini supre retíficas e oficinas mecânicas oferecendo produtos de qualidade para motores nacionais e importados, com garantia de seus fornecedores e a confiança de seus clientes, há mais de 30 anos. Hoje, além de uma loja física, conta com uma loja virtual que visa aproximar a empresa dos clientes atuais e futuros em qualquer lugar que eles estejam.

Gostou do nosso artigo sobre bico injetor? Então, aproveite para conhecer mais sobre a Distribuidora Tonini.