Com o aquecimento no mercado de reparação automotiva, muitas oficinas estão investindo em profissionais capacitados para oferecerem um serviço de qualidade a seus clientes. A procura por esses profissionais torna-se mais criteriosa devido ao conhecimento apresentado por eles.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo sobre como usar o Plastigage para medições de espaçamentos necessários à lubrificação mecânica, de maneira simples e direta, mas que será bastante útil ao seu trabalho. Investir em conhecimento é sempre vantajoso. Então, vamos lá!

O que é Plastigage?

O Plastigage é um medidor de folga do eixo central do motor, também conhecido como Virabrequim. Este é um instrumento de precisão e a sua funcionalidade está no esmagamento para verificação de folga entre peças que deverão ser lubrificadas para evitar atrito entre elas e perda de pressão no circuito de lubrificação.

Feito de fio de plástico devidamente controlado para fins métricos precisos, este instrumento indicará a real calibragem de folga radial necessária às bronzinas. O Plastigage pode ser usado em várias outras aplicações de medida, porém aqui trataremos para fins automotivos.

Há alguma classificação para Plastigage e sua aplicação?

Sim. O mecânico que utilizará o Plastigage deverá seguir as especificações do manual de cada veículo e linha, por exemplo:

  • PG-1 — verde: de .001 a .003″ (0,0254 a 0,076 mm) — veículos leves;

  • PR-1 — vermelho: de .002 a .006″ (0,05 a 0, 152 mm) — veículos a diesel (pesado);

  • PB-1 — azul: de .004 a .009 ” (0,1 a 0,23 mm) — maquinário industrial;

  • PY-1 — amarelo: de .009 a .020″ (0,23 a 0,51 mm) — maquinário industrial.

Importante lembrar que, no momento da compra desse instrumento, o profissional deverá obter as especificações de espaçamento necessário das peças que serão medidas. Isso é necessário para  não adquirir o medidor errado.

Como aplicar o Plastigage na peça para obter a medição?

Após verificar se o Plastigage atende às especificações necessárias, observe que na embalagem protetora há medições impressas em polegadas e milímetros. Recorte a fita  plástica que está dentro da embalagem na medida necessária e aplique no eixo ou na bronzina.

Para que tenha melhor aproveitamento nesse método é indicado colocar o Plastigage no eixo virabrequim e, então, montar as demais peças. Utilize as ferramentas de torque seguindo especificações do manual para o motor e a sequência de aperto correta para ele.

Como verificar se a medida está correta?

Após ter montado todo o conjunto, solte novamente as peças e verifique que o Plastigage encontra-se esmagado sobre o eixo virabrequim. Pegue a embalagem que contém as medições impressas e compare com as medidas de acordo com especificações do motor.

Caso tenha feito apenas uma verificação, realize o mesmo em todos os mancais da biela para ter certeza que as folgas pedidas pelo fabricante estejam dentro das conformidades exigidas. Se notar variações que estejam fora do solicitado, você terá que realizar ajustes.

A maneira de usar o Plastigage é muito simples e eficaz, mas exige muita atenção às informações sobre o procedimento que deverá ser atendido na sua aplicação.

Aprendeu como usar o Plastigage? Não sabe onde encontrá-lo? Visite nosso site e conheça nossos produtos.