Planejar é uma iniciativa cada vez mais valorizada no mundo corporativo. Ela engloba diversas ações, como organizar uma oficina mecânica para que serviços sejam feitos com bastante cuidado e agilidade, evitando erros e acidentes.

Ter o controle das atividades e dos equipamentos utilizados é fundamental para consolidar uma boa gestão e conquistar clientes. Afinal, a qualidade dos serviços depende não apenas dos profissionais, mas também da forma como o estabelecimento é administrado.

A partir disso, neste post, vamos destacar diversas maneiras de organizar uma oficina mecânica, dando dicas práticas para você manter a ordem no local. Continue a leitura e confira!

Pense na localização das ferramentas
Qualquer cliente se assusta quando um mecânico fica nervoso porque não sabe onde está uma peça. Ao separar devidamente as ferramentas pelos tipos, será mais fácil localizá-las rapidamente e diminuir os riscos de acidentes de trabalho.

Para agilizar os serviços e melhorar o atendimento, muitas empresas estão optando pelos carrinhos para ferramentas. Além de armazenarem as peças e os outros acessórios, eles facilitam a locomoção dos itens e colaboram para que os profissionais resolvam as demandas com mais tranquilidade e rapidez.

Caracterizados pela durabilidade, os armários para ferramentas também podem ser utilizados para armazenar e encontrar diversos itens numa oficina. Ao investir nesse recurso, o empresário agrega valor ao negócio.

Foque na limpeza e cuide das ferramentas
Qualquer pessoa sabe que o bom estado de conservação e de higiene de um estabelecimento faz a diferença na tentativa de angariar mais clientes. No caso de uma oficina mecânica, o ideal é manter a área principal separada para a limpeza e a inspeção dos produtos acabados.

A medida é primordial para evitar alguma contaminação e uma eventual mistura com itens mais bem conservados. Esse tipo de iniciativa deve ser de conhecimento de todos os mecânicos, para que o uso das ferramentas não apresente problemas.

Cuidar das ferramentas de trabalho e do patrimônio como um todo é uma das técnicas de maior relevância na gestão de uma oficina mecânica. Manter o maquinário com a manutenção em dia e limpar as ferramentas ao fim do expediente são tarefas essenciais, além de armazená-las nos lugares corretos, claro.

Use etiquetas para organizar a oficina mecânica
São inúmeros os detalhes a serem observados em uma oficina. Para facilitar a vida dos profissionais, uma boa dica é usar etiquetas. Elas podem ser úteis para identificar placas perfuradas, gavetas e outros locais em que as ferramentas estão armazenadas.

Além disso, as etiquetas devem servir como um padrão da empresa, que permite um acesso mais rápido aos itens. Tenha certeza de que manter um local limpo e bem organizado vai proporcionar bons resultados em pouco tempo.

Evite duplicatas em excesso e separe materiais por finalidade
Outra maneira de manter sua oficina organizada é evitar ferramentas em duplicata, pelo menos no momento de utilizá-las. Com isso, queremos dizer que tudo o que você não estiver utilizando deve ser guardado.

Os materiais também precisam ser separados por finalidade. Você pode, por exemplo, destinar uma prateleira apenas para acomodar óleos lubrificantes; outra para estopas e demais materiais de limpeza — e assim sucessivamente.

Demarque áreas em sua oficina
Uma boa maneira de organizar a oficina mecânica é demarcando áreas para a execução de determinadas tarefas e atividades. Pense, por exemplo, no espaço que você destina para a lavagem de peças.

Nesse perímetro, nenhum outro trabalho deve ser executado. Assim, você poderá deixar próximo daquele local tudo de que você necessitar para tal tipo de serviço.

O mesmo vale para a área onde fica localizado o elevador automotivo ou fosso. Naquele local, você pode dispor todas as ferramentas e os materiais que normalmente usa para serviços em que é necessário elevar o carro.

A partir desse tipo de organização, você e seus funcionários não precisarão percorrer toda a oficina em busca de algo que seja necessário ao serviço. Como consequência, será possível economizar tempo e aumentar a produtividade.

Priorize equipamentos de segurança
O ideal é que cada mecânico conte com seus próprios equipamentos de segurança. Outra recomendação é que eles possam ser colocados em um local específico, para não comprometer o andamento dos serviços.

Evite ao máximo que os utensílios de segurança fiquem misturados com os demais. Para eliminar esse tipo de problema, você pode destinar um armário a cada profissional. Essa medida é válida principalmente para as oficinas com mais trabalhadores.

Faça controle de estoque
Gestão de estoque é uma maneira de conseguir sucesso no negócio. Ela se dá pelo fato de influenciar, de forma direta, no atendimento ao cliente, na gestão do capital de giro, no faturamento e nos custos finais.

Faça um registro de entrada e saída das peças e, assim, você conseguirá definir quais são os itens que mais são necessitados para realizar os pedidos de forma coerente. Dessa forma, você economiza em possíveis promoções ou queda dos preços.

Sem esse controle, você pode deixar de vender por falta de equipamentos que são necessários nas reparações e, com isso, ter um custo maior por precisar de peças com urgência. Fique atento a isso!

Escolha fornecedores de confiança
Achar que o cliente sempre escolherá o preço mais barato é um erro a ser cometido. Muita gente já passou por alguma situação ruim ao escolher os valores mais em conta. Hoje, a escolha fica no meio termo entre qualidade e preço justo.

Como o dono do carro sempre procurará estabelecer o melhor custo-benefício, um fornecedor que ofereça peças originais e de alta qualidade pode ser o diferencial do seu negócio. Pesquise bem e escolha aqueles que, também, façam entregas rápidas e ofereçam planos de pagamentos para facilitar as futuras compras da oficina.

Incentive a participação de empregados na organização
Não adianta adotar uma série de procedimentos para manter o local devidamente limpo e bem administrado se não houver um envolvimento dos funcionários. Eles são os principais responsáveis por manter o ambiente em ordem.

Se for viável, procure estabelecer momentos para a limpeza coletiva. Assim, organizar a oficina será uma tarefa bem mais fácil, pois haverá a contribuição de todos. Tal forma de organização evita, inclusive, indisposições pessoais entre seus funcionários, uma vez que todos estarão envolvidos na atividade.

Invista na qualificação dos funcionários
O custo de qualificação deve ser visto como investimento na oficina, que, consequentemente, pode atrair e segurar as pessoas. Um funcionário feliz e confiante consegue cativar o cliente, que preza por um bom atendimento, de qualidade.

Deixar o cliente seguro sobre os seus serviços faz com que ele fique tranquilo, indicando aos amigos e voltando quando necessita de uma revisão ou uma manutenção qualquer.

Faça seu fluxo de caixa diariamente
Quando se trata de organizar uma oficina mecânica, não podemos deixar de falar da parte financeira. Nesse sentido, o que há de mais importante é a verificação diária de seu fluxo de caixa.

Muitos administradores de oficinas mecânicas cometem o erro de fazer um controle semanal ou após o transcorrer de vários dias. Porém, ao trabalhar dessa forma, corre-se o risco de informações importantes não serem registradas — e, ao final do mês, furos em sua contabilidade serão inevitáveis.

Para um melhor controle de seu fluxo de caixa, caso seu negócio não conte com um sistema de informação, é importante valer-se de planilhas eletrônicas. Uma simples separação em diferentes abas de entradas e saídas por período já contribuiria bastante para sua organização.

Separe as contas pessoais das empresariais
Esse é um erro que acomete várias pequenas e médias empresas. Muitas vezes esse é um dos motivos que causam a falência do empreendimento. Misturar contas não é sábio! Isso pode causar grande confusão na gestão dos recursos financeiros que são fundamentais para a sobrevivência da oficina mecânica.

Insistir nesse quesito pode ser fatal para o empreendimento. Então, mude esse cenário e defina um salário para você mesmo, por exemplo. Assim, você terá seu próprio dinheiro para poder pagar suas contas pessoais, e as contas da empresa serão pagas com o montante do seu faturamento.

Organize todos os boletos e notas em arquivos
Como vínhamos falando, a desorganização financeira traz uma série de problemas para a gestão do negócio. Assim, além de fazer um fluxo de caixa diário, convém dar organicidade a todos os documentos, como boletos, notas promissórias e recibos.

Algumas pastas próprias para arquivos poderão ajudar você com isso. Tome cuidado apenas na hora de guardar os documentos: evite locais com umidade ou deixar caixas em contato com o chão, pois essas condições danificam o papel, fazendo com que você perca seus registros.

Tenha um bom software de gestão para sua oficina
As tecnologias vêm fazendo diferença na vida das pessoas, facilitando-a em muitos aspectos. E no dia a dia das empresas não é diferente. Os programas de computador tornam o trabalho mais preciso e, consequentemente, mais rápido.

Eles são capazes de fazer cálculos, realizar pesquisas e elaborar gráficos para análise que, se fossem feitos de forma manual, demoraria muito tempo. Até ajudam no relacionamento com os clientes, oferecendo serviços melhores e de qualidade, além de um banco de dados para realizar um pós-venda de primeira.

Além de ajudar na administração, esses programas ajudam na diminuição de gastos, tornando todo o processo na oficina mais eficiente. Utilizar esses softwares é sinônimo de sucesso e de que você está indo pelo caminho certo, para conseguir competir de igual contra os concorrentes.

Um desses programas é o Shoficina, onde você pode cadastrar clientes, fazer a relação do estoque, contas a pagar e a receber, fornecedores e quais foram as compras e vendas realizadas. Muito mais coisa pode ser feita. Isso ajuda a manter o bom funcionamento e dá fluidez no desenvolvimento dos trabalhos internos.

Outro programa bastante interessante é o Mecânica Premium, que conta com um visual limpo e é super prático e fácil de mexer. Assim como o anterior, esse software cadastra perfil de vendedor, fornecedores, produtos com informações completas, controla os descontos de cada item que tem na loja e muito mais. É um verdadeiro gerenciador que vai auxiliar muito na sua gestão.

Transforme o atendimento em algo especial
A exigência por parte dos clientes do setor automotivo está cada vez maior. Muito da impressão que o cliente cria sobre você e o seu negócio diz respeito à primeira compra feita no estabelecimento ou na procura de um serviço e da forma que foi recebido e atendido.

Manter um ambiente limpo e organizado para causar uma boa impressão àqueles que chegam na sua empresa é essencial. Tanto alas de convivência como os banheiros e a área da mecânica que o cliente tem acesso necessitam de uma organização e higienização para mais conforto e passar mais credibilidade.

Divulgue sua oficina mecânica e crie ações no mundo digital
Para finalizar, um dos maiores meios de impulsionar o seu negócio é pelo marketing e propaganda. Muitos ainda acham que o boca a boca é o melhor jeito de se fazer conhecido. Porém, no mundo tecnológico de hoje, uma publicidade digital também é muito importante.

Ser presente nas mídias sociais é um jeito de atrair clientela. Você pode se surpreender com o resultado quando começar a investir nessa área. A internet tem um poder incrível para divulgação e atração de novos clientes.

Estar no mundo online é essencial para que clientes em potencial possam encontrar você nos buscadores online, com informações completas, como endereço, contato de telefone e tipos de serviços que são prestados pela sua equipe.

Ter um site, uma página no Facebook, um Instagram e outras redes sociais é fundamental num mundo cada vez mais conectado!

Realize promoções
Fazer promoções é um meio de fidelizar um cliente e atrair outros tantos. Com preços competitivos, qualidade de serviço, respeito e confiança, o marketing boca a boca vai acontecer de forma que, logo mais, você estará com novos clientes que receberam indicação de amigos — a melhor das propagandas.

Com o post de hoje, esperamos que você tenha compreendido como organizar uma oficina mecânica da forma mais prática e funcional possível. Deu para perceber que simples ações podem fazer toda a diferença, não é mesmo?

Como em qualquer outro empreendimento, fazer planilhas e pesquisas é fundamental para que, a qualquer sinal de problema, a solução seja a mais rápida possível, evitando até que o negócio seja fechado por falta da organização e de dinheiro.

Por isso, fique atento a todas as nossas dicas e torne sua oficina um local mais limpo, organizado e preparado para a execução de todos os serviços necessários. Os clientes terão muito a agradecer, ao passo que você trabalhará em um ambiente melhor em todos os sentidos.

Se você tem alguma dica ou dúvida relativa a como organizar uma oficina mecânica ou outros assuntos relacionados, deixe um comentário. Sua opinião é muito importante para nós!